segunda-feira, outubro 09, 2006

º A minha faculdade e eu ou a história de um pequeno pesadelo burocrático º

Novo ano lectivo a começar. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Não-sei-quantos mil alunos histéricos de um lado para o outro (como aqueles carrinhos de brinquedo com sensor de toque que mudam de direcção aleatóriamente quando batem num obstáculo). E eu e o meu horror a multidões em fúria. E o meu insistente sentido de ordem. E o persistente sentido de desordem dos serviços académicos.
Tiro uma senha na Secretaria Académica - nº 86 série 5. E o mostrador digital aponta para o 19 série 3. Que sorte - penso eu - afinal podia perfeitamente ter tirado uma senha da série 6 ou 7 ou 8. Assim só tenho de esperar 1 hora e 50 minutos para ser atendida. Adoro perder tempo. É aliás um dos meus desportos preferidos, principalmente quando tenho de estar ali porque a minha inscrição não ficou registada. O que não me surpreende de todo. 4 anos de FCSH têm o curioso efeito de nos tornar muito mais crédulos em coisas estranhas e aparentemente ilógicas. Para fazer uma inscrição na minha faculdade é necessário o seguinte pela seguinte ordem: - verificar as disciplinas a que pretendemos inscrever-nos, irmos à secretaria do nosso departamento verificar se as cadeiras abriram e pedir um papel de pré-inscrições, escrever as disciplinas e os códigos (que estam afixadas nos serviços académicos), carimbar o papel na secretaria, ir à sala de pré-inscrições e introduzir o pedido de pré -inscrição no computador. Depois temos de ir à tesouraria pagar as propinas, preencher mais um papel para servir de recibo de pagamento e esperar que o pagamento dê entrada. Depois é necessário fazer a incrição online, o que seria finalmente muito simples não fosse o caso do sistema ter 300 bugs diferentes que fizeram com que não conseguisse fazer a minha inscrição online até à data prevista. Assim lá estou eu na secretaria a perder tempo para informar alguém do único guichet a funcionar nesta trampa de serviços académicos (sim, é nesta altura que começo a ter vontade de praguejar) que não concluí o processo de inscrição por indisponibilidade do sistema. Isto para que a mesma pessoa me informe que o prazo de inscrição terminou e que para me inscrever terei de pagar uma multa de 13.50 euros porque o software disponibilizado pela faculdade para efectuar inscrições é um autêntico insulto à informática moderna. É nesta altura que perco uma parte considerável da minha paciência e faço uma cara muito zangada ao mesmo tempo que sugiro que há coisas mais divertidas que pagar multas e esperar em filas graças a erros sobre os quais não temos responsabilidade nenhuma. Aparentemente intimidei a gentil senhora do guichet que me mandou aguardar e voltou passados 2 minutos com a informação que o meu login de aluno seria desbloqueado, que tudo se devia a uma falha do programa informático, obrigada-não-me-digas, e que voltasse a tentar fazer a inscrição umas horas mais tarde. E de facto, finalmente , fi-la.

1 comentário:

MC disse...

Esta nossa fcsh é inacreditável... sempre em grande!